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Guindastes Montados em Caminhões: Entendendo as Diferenças e Aplicações

Guindastes Montados em Caminhões: Entendendo as Diferenças e Aplicações

Os guindastes montados em caminhões, conhecidos como truck cranes e truck-mounted cranes, são equipamentos essenciais na construção civil, manutenção de infraestrutura e movimentação de cargas pesadas. Neste artigo, exploramos as diferenças entre esses tipos de guindastes, suas aplicações e as regulamentações que os envolvem.

 

O Que São Guindastes Montados em Caminhões?

Um guindaste montado em caminhão combina a mobilidade de um caminhão com a capacidade de elevação de um guindaste. Esses equipamentos são projetados para serem facilmente transportados para diferentes locais de trabalho, oferecendo versatilidade e eficiência.

 

Diferenças Entre Truck Crane e Truck-Mounted Crane

A terminologia pode variar dependendo da região e das práticas industriais locais. Em algumas culturas, “truck crane” refere-se a guindastes montados sobre chassis fabricados por montadoras tradicionais como Volvo, Scania, Ford e VW. Já “truck-mounted crane” refere-se a guindastes montados sobre chassis fabricados pelo próprio fabricante do guindaste.

Em outras culturas, essa terminologia é inversa. “Truck crane” refere-se a guindastes montados sobre chassis fabricados pelo próprio fabricante do guindaste, enquanto “truck-mounted crane” refere-se a guindastes montados sobre chassis de caminhões de montadoras tradicionais.

 

Sistemas de Suspensão e Direção

Os guindastes montados em caminhões utilizam sistemas de suspensão robustos para garantir estabilidade e segurança durante a operação. Esses sistemas incluem molas, amortecedores, feixes de molas semielípticas e braços oscilantes. Esses componentes trabalham juntos para absorver impactos e manter o alinhamento e a estabilidade do veículo.

Observação: Outras tecnologias de suspenção e direção, abordaremos em próximas matérias, como sistema de suspensão a AR, sistema tandem, AIRTEK e ROADMAAX, bem como sistema de direção em diversos eixos.

 

Regulamentações de Peso

No Brasil, os guindastes montados em caminhões devem obedecer às regulamentações de peso para garantir a segurança nas estradas e preservar a infraestrutura rodoviária. A Resolução CONTRAN nº 882 de 13 de dezembro de 2021 estabelece que o peso máximo permitido por eixo é de 6 toneladas para eixos simples e 12 toneladas para eixos duplos.

 

Configuração de Deslocamento

Para garantir a segurança durante o transporte, os guindastes montados em caminhões devem ser transportados em uma configuração específica de deslocamento de viagem. Isso significa que o guindaste deve estar completamente retraído e sem contrapesos adicionais ou jib instalados. Além disso, o guindaste não deve ser despatolado enquanto estiver em movimento, para evitar sobrecarga nos sistemas de suspensão, direção e trem de força.

 

Observação: Contrapesos adicionais podem ser instalados para deslocamento desde que o conjunto não ultrapasse o Peso Bruto Total (PBT) do equipamento e que o manual do fabricante permita. Há casos em que o guindaste pode ser deslocado parcialmente montado, e também deve ser consultado o manual do fabricante. Caso o manual não cite nenhuma dessas informações, o equipamento deve ser sempre deslocado em modo rodoviário. Pneus de rodagem especial que podem ser considerados duplos e obter carga de trabalho em vias de 12 toneladas também podem ser utilizados.

 

Conclusão

Os guindastes montados em caminhões são equipamentos versáteis e essenciais para diversas aplicações. Entender as diferenças entre truck cranes e truck-mounted cranes, bem como as regulamentações e configurações de transporte, é fundamental para garantir a segurança e eficiência na operação desses equipamentos.

A All Lift Engenharia de Rigging está sempre atenta às condições de deslocamento e analisa em seus projetos a utilização de guindastes desses tipos de classificação, dando a atenção necessária para a elaboração de uma engenharia de rigging simples e eficiente.

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