Bem-vindo a All Lift Engenharia de Regging

MUNCK, GUINDAUTO OU GUINDASTES ARTICULADO?

MUNCK, GUINDAUTO OU GUINDASTES ARTICULADO?

No mercado de movimentação de carga, conhecemos um equipamento com o nome popular de MUNCK, este mesmo equipamento também é conhecido como GUINDAUTO, mas poucos o conhecem pelo nome de guindaste articulado hidráulico, há diferença entre estes nomes e equipamentos?

A empresa MUNCK S/A, e uma empresa fabricante de equipamentos, fundada na década de 1960e precursorano desenvolvimento de guindastes e equipamentos hidráulicos para movimentação de carga, sendo por mais de 30 anos a maior fabricante de guindastes da américa latina, com isso tendo o nome MUNCK sendo popularizado no mercado nacional e em alguns países. O nome MUNCK está registrado no Instituto Nacional de Propriedade intelectual, de marcas e patentes desde 1962 e é de propriedade da Munck S/A sob o Nº dos Processos: 003608050, 730152421, 800323785, 821077988, 821077996, 821213407.

O equipamento guindauto, é um produto desenvolvido pela própria empresa MUNCK S/A, quando se coloca um guindaste do tipo articulado hidráulico sobre um equipamento de autopropulsão, ou seja, colocar o equipamento guindaste articulado sobre um caminhão, este produto com o nome guindauto, está registrado no Instituto Nacional de Propriedade intelectual de marcas e patentes desde 1962 e é de propriedade da Munck S/A sob o Nº do Processo: 003787150.

Os equipamentos Munck e Guindauto, na realidade são guindastes articulados hidráulicos, conforme a norma da ABNT NBR 14768:2021, onde este equipamento pode ser instalado sobre caminhão comercial, equipamento autopropelido ou estruturas fixas.

“GUINDASTE ARTICULADO HIDRÁULICO

mecanismo operacional, compreendendo uma coluna que gira sobre uma base e um sistema de lanças acopladas na parte superior da coluna

 

NOTA 1 – O guindaste normalmente é instalado em um veículo, inclusive em reboque, semirreboque ou em base fixa, sendo projetado para carga e descarga do próprio veículo e para outras tarefas, conforme especificado pelo fabricante no manual de operação”

O mercado de movimentação de carga adota os nomes Munck e Guindauto como referência para contratação de serviços e mão de obra, sem levar em consideração que estes nomes são relacionados e ligados há uma marca (Munck), e não a um equipamento ou produto. Tendo em vistas que hoje temos diversos fabricantes de equipamento como exemplo a PALFINGER, HIAB, ING, IMAP entre outros, que entregam ao mercado o mesmo equipamento, sendo até mesmo injustiças com não reconhecimento pelo mercado, tendo seus equipamentos chamados popularmente de MUNCK ou GUINDAUTO.

A formação e capacitação do profissional de operação do guindaste articulado, passa por diversas fases de conhecimento e cultura ligada a segurança, onde a escolha da instituição de capacitação deve ser realizada com baseada na sua proficiência e conhecimento do equipamento. A instituições que comercializam treinamentos de capacitação como “OPERADOR DE MUNCK” ou “OPERADOR DE GUINDAUTO” e este nome segue junto ao certificado, podendo gerar conflitos jurídicos perante a seguradoras e tomadores de serviço,com o entendimento que o operador do equipamento com certificado da marca MUNCK não está qualificado a operar a outra marca de guindaste articulado, devendo este profissional ter uma formação de “OPERADOR DE GUINDASTE ARTICULADO HIDRÁULICO”, e por levar o nome guindaste, deve se seguir todas as exigências de formação da NR18, com treinamento mínimo de 40horas teóricas, acrescidas de 80horas praticas fazendo um total de 120 horas, e estágio supervisionado de 90 dias.

As empresas que contratam a mão de obra do operador de guindaste articulado hidráulico, também devem se atentar ao CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para não ficarem fora da classificação. Não existe operador de Munck, operador de guindauto, e este equipamento é um guindaste, que sua classificação e de lança articulada e hidráulica, portando, operador de guindaste móvel alocado no código 7821-15.

Bibliografia

NR18- CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO; Portaria SEPRT n.º 3.733, de 10 de fevereiro de 2020 11/02/2020; ministério do trabalho e emprego; norma regulamentadora;

ABNT NBR14768:2021 –GUINDASTES – GUINDASTES ARTICULADOS.

Lista CBO2002 – Classificação Brasileira de Ocupações; ministério do trabalho e emprego. Data: 08/10/2021

www.muncksa.com.br – 13/02/2022

OUTROS ARTIGOS